Organizar os estudos e se preparar para o ENEM 2015

Curso Poli

Ter um bom desempenho no ENEM 2015 e conquistar uma vaga na universidade só é possível quando estamos bem preparados. A organização é uma arma indispensável nessa batalha por um espaço no ensino superior. Segundo o professor do Cursinho da Poli e especialista no ENEM, Gilberto Alvarez, o segredo para uma boa organização dos estudos é a antecipação.

Segundo Alvarez, a capacidade de concentração muda de estudante para estudante, o que justifica a importância dessa antecipação. “O candidato terá mais chance de estudar sem pressa o conteúdo que está previsto no programa”, explica. O professor também lembra que, no mínimo, quatro horas do seu dia devem ser dedicadas aos estudos. “O primeiro passo é definir os dias e horários da semana em que cada matéria será estudada, dando prioridade à resolução de exercícios das disciplinas em que sente mais dificuldade”.

Veja abaixo as dicas do professor para um bom desempenho nas provas e uma boa organização dos estudos para o ENEM 2015 e o vestibular 2016:

1 – Escolha o lugar certo
Lugares tranquilos e, de preferência, sem acesso as redes sociais, são uma boa pedida para garantir a concentração na hora dos estudos para o ENEM 2015.

2 – Teste seus conhecimentos
Faça simulados e provas dos anos anteriores. O nível de dificuldade e o estilo das questões não costuma sofrer mudanças significativas de um ano para o outro e sabemos que a prática leva a perfeição.

3 – Leia os livros obrigatórios
Esqueça essa história de que assistir ao filme equivale a ler o livro. Muitas questões dos vestibulares se baseiam nos livros exigidos. Leia do começo ao fim aqueles que estão nas listas dos vestibulares que você vai prestar.

4  – Durma bem
Dormir bem e acordar cedo aumenta sua disposição. De 7 a 9 horas por noite são recomendadas.

5 – Mantenha-se informado
Leia jornais ou revistas, assista a telejornais, leia notícias na internet, se informe sobre tudo que acontece no Brasil e no mundo. As questões de atualidades estão cada vez mais frequentes nas provas dos vestibulares.

6 – Coma bem
Comidas pesadas diminuem sua disposição e sua concentração. Opte sempre por uma alimentação saudável.

7 – Divirta-se
Pensar 24 horas, 7 dias por semana em estudo vai apenas te esgotar fisicamente e mentalmente. Reserve momentos para o lazer, aproveite a companhia da família e dos amigos. Relaxar também é importante.

8 – Conheça o local da prova
Tire um dia para visitar o local da prova. Conhecer com antecedência evita que você se perca no dia, diminuindo suas chances de atraso.

9 – Não estude na véspera
O dia que antecede a prova deve ser dedicado exclusivamente ao descanso. Se você se organizou e se preparou ao longo do ano, não precisa passar a véspera lendo. Você já aprendeu e estudou tudo que precisava, se esforçar até os últimos instantes antes do exame apenas vai causar nervosismo e insegurança.

E aí, gostou das dicas? Agora é só adotá-las na sua rotina de estudos! Lembre-se, estar bem preparado é garantir um bom desempenho no ENEM 2015 e nos vestibulares.

Deixe um comentário