Projeto Hábitos de Estudos: carta aos pais

Queridos pais,

Conforme apresentado nas reuniões do início do ano letivo, estamos dando seguimento ao Projeto Hábitos de Estudos e para que conquistemos o sucesso é fundamental que todos que participam do processo educativo estejam envolvidos.

O hábito é uma aptidão adquirida que permite a execução de determinadas ações com maior facilidade e rapidez, de forma quase automática. O hábito de estudo, em especial, é uma habilidade que o aluno desenvolve ao longo de sua vida acadêmica e será fundamental para o seu sucesso. Ele auxilia o processo de aprendizagem, pois ajuda o aluno a se conhecer e a perceber estratégias que melhor se adaptam as suas características. Além disto, contribui para o desenvolvimento de características como o compromisso, a constância, a responsabilidade, dentre tantas outras.

Ele é construído a partir das potencialidades de cada um, mas é determinado também pela forma como o aprendizado e a curiosidade são estimuladas no ambiente. Sua formação irá depender, principalmente, da prática, da repetição e da experiência, através das quais os comportamentos vão sendo integrados a personalidade.

Assim, a participação da família, em parceria com a escola, é fundamental para este processo de formação do aluno, estudante e aprendiz, que consegue inserir em sua vida os hábitos de estudo como algo prazeroso e necessário.

Gostaríamos de contar com a sua presença efetiva no acompanhamento da rotina escolar, dos projetos, atividades desenvolvidas em sala de aula e na realização das atividades para casa. É muito importante ainda, a sua presença nas Reuniões, Encontros Pais e Escola e Entrega de Relatórios para o fortalecimento da nossa parceria.

Sabendo que o processo de aprendizagem acompanha o desenvolvimento cognitivo e emocional DO ALUNO, devemos utilizar estratégias específicas que atendam as especificidades de cada faixa etária.

Camila Villela Faria – Serviço de Psicologia

Deixe um comentário