As Tecnologias de Informação e Comunicação usadas para o estudo de relações ecológicas

Home/Colégio, Ensino Médio/As Tecnologias de Informação e Comunicação usadas para o estudo de relações ecológicas

As Tecnologias de Informação e Comunicação usadas para o estudo de relações ecológicas

            A utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) é sem dúvida uma grande aliada na prática docente, proporcionando aos estudantes diferentes formas de aprendizagem. A partir de aplicativos, plataformas e softwares como Minecraft, Toontastic 3D e Pic Pac – Stop Motion, os alunos do 1º ano A e B do Ensino Médio do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo –  realizaram um estudo sobre as Relações Ecológicas em que tiveram que produzir um material de mídia com base em cenários de jogos.

            Orientados pela professora de Biologia, Sara Nállia Costa, de forma dinâmica e através das aulas online, os estudantes, separados em grupos (cada aluno interagiu pela plataforma Microsoft Teams), puderam construir os conceitos de maneira divertida, inspirados nos jogos de videogame.

            “Pela Plataforma Teams, vivemos e aprendemos, e nas aulas da professora Sara, o conhecimento vem junto com a diversão! As tarefas online nos motivam a superar os desafios, assim como na escola. Para o trabalho sobre as Relações Ecológicas, nós escolhemos simular a relação de Endoparasitismo, no qual o vírus infecta uma célula. Com a ajuda da plataforma Pic Pac – Stop Motion, gravamos o vídeo e pelo editor de vídeo Kinemaster, fizemos o tratamento das imagens”, disse o estudante Lucas Barros, seguido do irmão gêmeo Gabriel Barros, ambos do 1º ano B.

            “Sempre é bom ter alguém próximo para compartilhar ideias, e como somos irmãos da mesma idade, isso ajuda muito no nosso processo de aprendizado, um ajuda o outro. Como diz o professor Leandro Piccini, ‘a persistência nos estudos realiza o impossível’, remetendo ao momento em que vivemos, onde não desistir é fundamental”, acrescentou Gabriel.

            A professora Sara Nállia, por sua vez, ressalta que os recursos tecnológicos facilitam as interações entre as pessoas e o mundo por meio de diversas linguagens, que levam consequentemente ao conhecimento. “As possibilidades tecnológicas cultivam valores de colaboração e compartilhamento impossíveis de dimensionar. Por exemplo, se digitarmos a palavra ‘casa’ no Google temos 2.590.000.000 de resultados em 0,65 segundos. Portanto, não há limites quanto ao uso da internet. São inúmeras as possibilidades quanto ao uso dessas tecnologias, fazendo com que professores e estudantes possam interagir e serem incentivados a transformar todas essas informações em conhecimento. Sabemos que o uso de ferramentas digitais implica em uma nova forma de pensar, agir e aprender. Assim, o poder de direcionar a tecnologia certa para o conteúdo certo, torna o ensino mais dinâmico”.

Texto: Moira Paula

Fotografia: Divulgação

Assessoria de Comunicação Salesiana

2020-05-18T10:05:41-03:00 18 maio, 2020|Colégio, Ensino Médio|