Através da Coleção Nautas, estudantes viajam pelo mundo da leitura

Home/Colégio, Fundamental I/Através da Coleção Nautas, estudantes viajam pelo mundo da leitura

Através da Coleção Nautas, estudantes viajam pelo mundo da leitura

            A leitura é um dos meios mais lúdicos, criativos, construtores de cidadãos críticos e conscientes capazes de fazer com que o leitor viaje pelo mundo inteiro. E nesse sentido, a Coleção Nautas da Editora Edebê, utilizada pelos estudantes do Ensino Fundamental I do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, fomenta nos mesmos a vontade e disposição para se aventurarem no mundo literário.

            Exemplo disso é o trabalho desenvolvido pela professora Rejany Santos com a turma do 4º ano A que, a cada capítulo da Coleção Nautas, reforça o incentivo à leitura contextualizada, a partir das sugestões atuais e relevantes que são indicadas em cada uma das disciplinas.

            “A leitura é, sem dúvida, uma das habilidades mais importantes e fundamentais que podem e devem ser desenvolvidas pelas crianças. No Castelo, incentivamos nossos alunos a entrar no mundo da leitura, que é como um portal, que ao ser atravessado, permite uma melhor compreensão do mundo e da realidade na qual o leitor está inserido”, revela a professora.

            “Eu vi a dica no livro de História, no material didático, e pedi para o meu pai comprar. Quando o livro chegou, eu fiquei muito feliz, logo peguei para ler e amei a história. É uma ótima leitura”, disse a aluna Gabriela Lacerda, ao convidar os amigos a também terem a leitura como uma rotina.

            Já a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental I, Patrícia Certório, ressalta que “a leitura tem um poder transformador de mexer com as emoções e com os sentimentos. A concepção de leitura como prática social deve ser valorizada como um processo interativo, que oportuniza nossos alunos a ampliar repertórios linguísticos, determinados pela situação e pelos interlocutores”.

Texto: Moira Paula

Fotografia: Divulgação

Assessoria de Comunicação Salesiana

2020-11-25T16:41:05-03:00 25 novembro, 2020|Colégio, Fundamental I|