Castelo e Salesiana selecionam estudantes para nova turma do Jovem Cientista Salesiano              

Home/Colégio/Castelo e Salesiana selecionam estudantes para nova turma do Jovem Cientista Salesiano              

Castelo e Salesiana selecionam estudantes para nova turma do Jovem Cientista Salesiano              

Na noite desta terça-feira, 04, o Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo – e a Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora – FSMA – revelaram os nomes dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II e do 1º do Ensino Médio contemplados para o Programa Jovem Cientista Salesiano edição 2019/2020.

Ao todo serão 22 estudantes divididos em grupos, por três áreas de pesquisa: “Utilização de Biomassas para Remoção de Poluente em Água” (com a Prof.ª Dra. Priscila Martins); “Plasticidade Neuronal: Explorando o Mapa do Cérebro” (com o Prof. Dr. Julio Vasconcellos); e “Mapeamento Geomagnético do Município de Macaé” (com o Prof. Dr. Hans Schmidt).

O programa terá duração de 12 meses e o intuito é proporcionar aos estudantes a experiência da pesquisa e da produção científica nas áreas de Química, Biologia e Física, com apresentação de relatório final para recebimento do certificado, bem como, poderão realizar a apresentação dos trabalhos em eventos e fóruns científicos da Faculdade Salesiana por meio da exposição de pôster ou de forma oral.

“A ideia é apresentar a metodologia de pesquisa aplicada no ensino superior e integrar, conhecimentos entre a Faculdade Salesiana e o Colégio Castelo, temos essa possibilidade, uma vez que somos a única instituição que possui do maternal à pós-graduação. O Jovem Cientista Salesiano promove o aprendizado do aluno, de forma didática, em áreas importantes do conhecimento e desconstrói a ideia de que a pesquisa científica é uma coisa chata”, disse o coordenador de Pesquisa e Extensão da FSMA e professor doutor Hans Schmidt.

“Foi muito legal participar de todo o processo de pesquisa e nossas participações nos fóruns científicos da Faculdade nos fez aprender muita coisa, porque aprendemos com os professores, mas também com os alunos com dicas e a experiência de vê-los atuando. Essa parceria foi realmente importante para o nosso crescimento”, revelou a concluinte do Programa, Júllia Medeiros Figueiredo (1º ano B do INSG/Castelo).

Na edição 2018/2019, o grupo de pesquisa composto por Júllia Medeiros Figueiredo, Igor Rodrigues Salvador de Menezes, Davi Antônio Ferreira Velloso, Maria Eduarda da Silva Bento e Iuri de Azevedo Lima, orientado pelo Prof. Hans Schmidt tiveram seu artigo “Geomagnetic Mapping of the Macaé Region, Brazil” publicado na OALib Journal, revista internacional qualificada como B4 pela CAPES.

 

Texto: Moira Paula
Fotografia: Paolla Itagiba

Assessoria de Comunicação Salesiana

2019-09-06T13:42:22-03:00 6 setembro, 2019|Colégio|