Castelo Online: tecnologia e criatividade caminham juntas na construção do conhecimento em meio à pandemia do Coronavírus

Home/Colégio, Educação Infantil, Educação Técnica, Ensino Médio, Extracurriculares, Fundamental I, Fundamental II/Castelo Online: tecnologia e criatividade caminham juntas na construção do conhecimento em meio à pandemia do Coronavírus

Castelo Online: tecnologia e criatividade caminham juntas na construção do conhecimento em meio à pandemia do Coronavírus

            Desde que foi decretada, no dia 11 de março, a pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo Coronavírus (Sars-Cov-2), medidas de prevenção como o isolamento social impossibilitaram as aulas presenciais em todas as escolas do Brasil. A partir de então, toda a comunidade do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo – passou a ter uma nova rotina escolar na qual o uso de tecnologias (com aplicativos, materiais didáticos físicos e digitais e softwares diversos), aliadas à criatividade de toda equipe pedagógica (atendendo às orientações da BNCC no desenvolvimento das habilidades e competências, agregadas aos valores salesianos) tem possibilitado a construção do conhecimento e a manutenção da proposta pedagógica.

             O protagonismo dos estudantes no processo de aprendizagem e a importância da participação da família têm ficado cada vez mais evidente durante esse período de aulas online que usam os recursos do Castelo Online, uma rede de ferramentas digitais composta principalmente pelas Plataformas Microsoft Teams e Edebê (esta última já utilizada na rotina escolar).

            Ao avaliar o desenvolvimento do ensino através do Castelo Online, Caroline Veronezi, mãe da aluna Clarice Veronezi Cavalcante Carneiro (Infantil II B), falou sobre a importância da atenção dispensada pelos professores. “Queria agradecer a todo empenho e dedicação nessa fase difícil e desafiadora de pandemia. Se reinventar numa situação dessa e ser feliz no que faz é difícil e eu, mãe de aluna, agradeço. As aulas estão sendo essenciais para manter a rotina escolar. Acho super legal como a professora para e olha a minha filha, espera desenvolver a atividade e elogia. Ela se sente tão motivada! Parabéns! Não podemos nos encontrar e dar um abraço, mas fica aqui meu carinho e gratidão”,  disse.

            “Queridos professores, quero agradecer toda dedicação e atenção para comigo, para minhas dúvidas e meus falatórios. Vocês são especiais. Em um momento tão difícil como este, a persistência tem sido uma grande característica de todos. Obrigada por me ensinar e dedicar o tempo de vocês para minha aprendizagem. Professor significa cuidado, respeito e dedicação. Agradeço por tudo”, revela a estudante do 9º Ano C do Ensino Fundamental II, Letícia Dutra Macedo.

            Fabiana Fernandes Mendes, mãe do aluno Matheus Mendes de Carvalho (3º Ano A do Ensino Fundamental I) ressaltou a dedicação da professora e da escola em relação ao ensino do filho. “O Matheus tem se dedicado bastante às aulas. Faz questão até de usar o uniforme todos os dias e diz que logo voltará a frequentar a escola.”

            “É impossível não sentir falta da minha escola, da presença dos meus amigos, dos professores, das aulas marcantes e até do barulho da sirene na troca de horário. Estudar online requer muita disciplina e foco, principalmente para nós do 3º Ano do Ensino Médio”, salienta a aluna do 3º Ano B, Liz Maria, representando o sentimento de gratidão e carinho da turma.

            Para os coordenadores pedagógicos da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio, Educação Técnica, Centro de Artes e Esportes e Pastoral Escolar, a participação e empenho dos estudantes e das famílias são indubitáveis e funcionam como incentivo para que todos os docentes realizem um trabalho impecável de superação, mantendo a filosofia salesiana de ensino e em consonância ao projeto pastoral pedagógico do Colégio Castelo. 

Texto: Moira Paula

Fotografia: Divulgação

Assessoria de Comunicação Salesiana