Coleção Girolhar redefine a educação infantil do Século XXI

Home/Colégio, Educação Infantil/Coleção Girolhar redefine a educação infantil do Século XXI

Coleção Girolhar redefine a educação infantil do Século XXI

            O protagonismo de educadores e alunos na condução do processo de aprendizagem é o principal objetivo da nova Coleção Girolhar. Um material didático totalmente alinhando as necessidades da educação infantil no Século XXI, através da experiência da robótica e do pensamento computacional de forma lúdica propondo uma nova forma de descobrir o mundo.

            “A proposta pedagógica da Coleção Girolhar coloca o aluno como protagonismo do seu próprio aprendizado, mas não deixa o estudante solto. O professor é o mediador do aprendizado a partir da proposta sócio construtivista, de maneira mais tecnológica, mais moderna. Como nossas crianças são nativas digitais, o material didático envolve o uso de cubeto, linguagem de programação, tudo voltado para a educação infantil”, explica a professora Carina, completando que o Girolhar “trabalha as potencialidades da criança como um todo, com seus direitos de aprendizagem, utilizando-se da consciência corporal, da natureza, das relações pessoais. Todos os “giros” trazem um tema social e faz a transição da etapa 5 para o Ensino Fundamental, respeitando a criança enquanto criança e também seus processos de transição”.

            No dia 26 de outubro docentes e coordenadores pedagógicos da Rede Salesiana Brasil de Escolas (RSB-Brasil), Polo BH, estiveram no Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo – para a formação da Coleção Girolhar, produzida pela Editora Edebê, para a Educação Infantil.

             A Coleção envolve a família no processo de ensino-aprendizagem, baseado na nova Base Nacional Comum Curricular. A ideia é que a criatividade e o desejo por conhecimento sejam fomentados no aluno por meio de valores e do uso de conteúdo e recursos que as tornem produtores de cultural e não apenas consumidores passivos.

            O nome Girolhar é fruto a união das palavras giro (com características de movimento) e olhar (que possibilitar ver e ser visto em suas individualidades, potencialidades e capacidades).            

Texto: Moira Paula

Fotografia: Paolla Itagiba

Assessoria de Comunicação Salesiana

2019-11-07T10:10:07-03:00 6 novembro, 2019|Colégio, Educação Infantil|