Conhecer Para Pertencer revela histórias de Macaé

Home/Fundamental II/Conhecer Para Pertencer revela histórias de Macaé

Conhecer Para Pertencer revela histórias de Macaé

            A história econômica, cultural, ambiental e social de Macaé foi o foco do “Projeto Rotas – Conhecer Para Pertencer” desenvolvido pelos estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental II do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, orientados pelos professores Cristiane Dames (Geografia), Ivana Matos (História), Maycon Granados (Ciências) e Ricardo DeLucia (Artes). Na manhã do dia 19, os alunos apresentaram os trabalhos para o pintor macaense, Marcelo Vitiello, que também expôs amostras de suas obras.

            O Projeto teve como objetivo o resgate do sentimento de pertencimento à Macaé por meio do conhecimento do seu processo constitutivo, visando a criação de uma identidade local, regional e nacional.

            “A ideia da mostra é ressaltar que dentro da arte há a possibilidade de agregar o patrimônio imaterial e histórico da nossa cidade, pois temos riquezas importantes. Hoje, para este evento, trouxe a temática do realismo social e do pertencimento para mostrar para os alunos e professores”, ressaltou Marcelo Vitiello.

            Historicamente, Macaé destacou-se no cenário econômico nos anos de 1970 por ocasião da produção e exploração de petróleo e gás na Bacia de Campos. O crescimento acelerado da cidade desencadeou uma série de questões sociais, ambientais e econômicas, como o crescimento urbano desordenado.

            Após a crise no setor de exploração de petróleo e gás, a cidade vive, segundo alguns especialistas, uma estagnação econômica e uma sensação de não pertencimento por parte dos munícipes.

            Num primeiro momento, os alunos então foram convidados a assistirem uma palestra com a professora Ivana Matos sobre os primórdios da região, o surgimento da Vila de São João de Macahé e, o desenvolvimento da cidade. Após, foi realizada uma pesquisa em tempo real, publicada no aplicativo “Padlet”.

            Em seguida, os estudantes desenvolveram três subtemas que foram retratados em reportagens jornalísticas (vídeos). Posterior a exibição dos mesmos (ocorrida nesta data), as turmas criarão um ambiente de rede social para exposição do projeto desenvolvido.  

Texto: Moira Paula

Fotografia: Paolla Itagiba

Assessoria de Comunicação Salesiana

2019-12-02T16:45:46-03:00 2 dezembro, 2019|Fundamental II|