Estudante aplica conhecimentos de mecatrônica para construir um Mealheiro Inteligente

Home/Colégio, Educação Técnica/Estudante aplica conhecimentos de mecatrônica para construir um Mealheiro Inteligente

Estudante aplica conhecimentos de mecatrônica para construir um Mealheiro Inteligente

                  Com o intuito de usar ao máximo todo o conhecimento adquirido no Curso Técnico em Mecatrônica do Instituto Nossa Senhora da Glória-INSG/Castelo- o estudante Yuri Borba da Cruz, realizou a defesa online do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) “Mealheiro Inteligente”, uma espécie de cofre que é destrancado de forma eletrônica.

            Yuri Borba explicou que a ideia do projeto foi aplicar as três áreas principais da Mecatrônica: mecânica (por meio da transformação de pulsos eletrônicos em movimentos mecânicos), eletrônica (componentes do circuito) e a programação (comunicação entre os componentes, possibilitando seu funcionamento). Desse modo, o projeto Mealheiro Inteligente consiste em um sistema que, através de uma senha digitada em um teclado matricial (utilizado em situações onde é preciso interagir com um sistema, como computadores, calculadoras, entre outros) que faz a abertura da porta de uma estrutura de madeira.

           “Eu quis abordar as três áreas principais da Mecatrônica. Os resultados obtidos foram muito satisfatórios, tendo em vista o cenário pandêmico em que vivemos. Tive muito apoio e suporte dos professores pela Plataforma Microsoft Teams e, além disso, a turma se apoiou muito, apesar de cada um estar envolvido com um TCC diferente. Ajudamos-nos, trocando ideias e experiências e isso foi primordial neste momento”, disse o estudante do INSG/Castelo.

Texto: Moira Paula

Fotografia: Divulgação

Assessoria de Comunicação Salesiana

2020-09-23T16:53:34-03:00 23 setembro, 2020|Colégio, Educação Técnica|