Estudante da Educação Técnica constrói Telescópio Automático com menor custo

Home/Colégio, Educação Técnica/Estudante da Educação Técnica constrói Telescópio Automático com menor custo

Estudante da Educação Técnica constrói Telescópio Automático com menor custo

                Visando baratear o uso de telescópios e sua motorização, auxiliando na identificação de astros celestes, o estudante do Curso Técnico de Mecatrônica do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, Davi Antônio Ferreira Velloso, defendeu seu Trabalho de Conclusão de Curso pela Plataforma Microsoft Teams, com o título “Telescópio Automático”.

            A principal ideia do também estudante do Ensino Médio do Colégio Castelo foi de criar um telescópio através de uma dupla de motores de passo (motores de rotação lenta e alto torque) que possibilitasse movimentos automatizados ao telescópio construído de materiais caseiros (como canos, galão d’água etc.). Os motores são ainda responsáveis por fazer a comunicação com o computador (por meio de programação) conectado ao aplicativo Stellarium, que mostra o apontamento do telescópio e quais astros ele indica.

            “A ideia do projeto era de resolver a questão do elevado custo dos telescópios existentes no mercado. Foram muitos os desafios quanto à construção do telescópio em casa. Fiz diversas tentativas de construir uma estrutura segura, até encontrar a ideal. Além disso, a parte de programação também me fez desprender bastante tempo e troca com os professores para que o telescópio funcionasse da melhor maneira e ainda assim mantendo seu baixo custo de produção. A biblioteca (códigos de programação) ainda precisa de alguns ajustes que estou estudando para solucionar, mas o telescópio tem funcionado bem, especialmente para visualizar a Lua”, explicou Davi Antônio.

            Para concluir o Curso Técnico de Mecatrônica, o estudante terá ainda que cumprir o estágio, que deverá ocorrer com o retorno seguro das aulas presenciais.

Texto: Moira Paula

Fotografia: Divulgação

Assessoria de Comunicação Salesiana

2020-09-16T17:02:47-03:00 16 setembro, 2020|Colégio, Educação Técnica|