Estudantes celebram formatura do Ensino Médio

Home/Colégio, Ensino Médio/Estudantes celebram formatura do Ensino Médio

Estudantes celebram formatura do Ensino Médio

            Uma noite marcada pelo encerramento de um ciclo e pelas expectativas das portas que se abrirão na nova etapa da vida de dezenas de jovens. Esta foi a atmosfera da Cerimônia de Formatura do Ensino Médio 2019 do Instituto Nossa Senhora da Glória-INSG/Castelo, ocorrida na noite do dia 17 de dezembro.

            A Quadra Miguel Magone foi o palco de momentos de emoção entre os professores, coordenadores, direção, familiares e amigos dos formandos.

            “Hoje é dia de comemorarmos a vitória e as conquistas que vivemos até aqui. E quantas foram as dificuldades? Quantos foram os desafios? Será que Deus deixou de nos amar ou será que o nosso Deus nos ama mais do que nunca? Nem sempre conseguimos compreender o amor. Quando penso nas dificuldades que a vida me impõe, lembro do que as águias fazem com seus filhotes para ensiná-los a voar. Elas carregam seus filhos nas asas e chegando o mais alto que puderem, soltam-os no ar, precipício baixo. Esta atitude que em nosso primeiro julgamento pode ser cruel, é o que salvará cada ave da morte. Só assim aprenderá viver por si mesmo, alçando voos mais altos. Deus nos ensina dessa mesma forma. Nos ensina que a dor e a dificuldade purificam nossa alma. Porque é um Pai, que tem um coração de Mãe, que não se cansa de amar, de perdoar, de nos carregar no colo, porque nos quer muito bem. Neste momento posso afirmar a cada um de vocês, queridos jovens, vocês estão prontos para voar”, disse a diretora geral do INSG/Castelo, Ir. Carmelita Agrizzi, em seu discurso para os formandos.

            Já os paraninfos Jhonnatan Chagas, Thiago Garcia e Ricardo Dias fizeram reflexões através do tempo de convívio com os alunos e dos desejos de que eles tenham coragem e persistência para alcançar os sonhos profissionais e pessoais. “Vocês terminaram mais um ciclo na caminhada de vocês. E por mais pareça pouca coisa, quero que vocês tenham consciência de que vocês vivem em um país onde mais da metade da população com até 25 anos ainda não concluiu o Ensino Médio. Vocês têm acesso a muita coisa que a maioria das pessoas não têm. Não é todo mundo que possui a chance de estudar em uma escola como o Castelo. E com isso vocês têm também uma responsabilidade: usar o que aprenderam aqui para ajudar a tornar o mundo melhor”, frisou o professor Jhonnatan, seguido do professor Ricardo. “Posso dizer que não foram só vocês que aprenderam. Construímos juntos uma relação de amizade e confiança. Vocês vão iniciar uma nova fase e conquistarão novas amizades. Espero que nesta nova etapa vocês tenham o mesmo empenho e responsabilidade que tiveram até este momento. Desejo sucesso e um grande abraço”.

            Já o professor Thiago Garcia começou seu discurso pedindo licença para oferecer a última história de reflexão aos alunos, da qual eles seriam os protagonistas. “De repente estamos aqui olhando um para o outro, diante de tantas pessoas que amamos, e que hoje reconhecem toda dedicação e luta que vocês enfrentaram. Entrei este ano e fui me aproximando. A cada quinta-feira, laços foram sendo construídos, mostrando o quanto precisávamos aprender uns com os outros. Em quantos momentos vocês se pegaram ou pegarão pensando me qual caminho seguir, muitas vezes sem acreditar onde podem chegar? Mas hoje vocês chegaram, muitos outros caminhos já estão abertos para que vocês escolham para onde prosseguir. Para os caminhos que seguirão, mesmo estando no papel de professor de vocês há pouquíssimo tempo, me sinto no direito de pedir uma coisa que é simples, apesar de não parecer: mudem o mundo, por favor! Mudem quantos mundos forem necessários para ser tornarem melhores como pessoas e como profissionais”.

            Antes porém, da exibição do vídeo de homenagem e entrega dos certificados simbólicos, representando os formandos, a oradora Nikolle Soares Matos,fez um discurso belo, emocionante e consciente sobre os desafios que todos enfrentarão a partir de agora. “Muito mais do que as palavras do 3º ano de 2019, intrinsecamente representamos a fala de uma juventude. Uma geração cercada de informações, tecnologia, ideias, ideais, necessidades e conflitos e ainda assim amigos. O mais importante é sonhar e viver enquanto sonhamos, observar os nossos objetivos de longe. Alguns têm o alvo no topo de uma montanha, outros subirão escadas até alcança-los e ainda àqueles que andarão por estradas recém cimentadas, desviando de obstáculos, contornando curvas, a fim de enxergar aquilo que nenhum espelho mostra: o sentido da vida. Muitos desafios virão pela frente e o tempo cura tudo. Não corram atrás de resultados que não se encaixam na sua excentricidade, cada um encontrará um dia a velocidade em que essa esteira, chamada vida, deverá ser mantida para alcançar seus sonhos”, finalizou.

Texto: Moira Paula
Fotografia: Paolla Itagiba
Assessoria de Comunicação Salesiana

2020-01-02T12:00:51-03:00 2 janeiro, 2020|Colégio, Ensino Médio|