Estudo interdisciplinar desenvolve a consciência social e o potencial criativo

Home/Colégio/Estudo interdisciplinar desenvolve a consciência social e o potencial criativo

Estudo interdisciplinar desenvolve a consciência social e o potencial criativo

            Estudantes do 2º Ano B do Ensino Fundamental I do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo– escreveram poemas com a temática “O bairro onde moro”,  repletos de competências desenvolvidas nas aulas interdisciplinares de Geografia e de Língua Portuguesa. As produções foram postadas pelos alunos na plataforma Microsoft Teams.

            A professora Livia Ferraz explicou que toda a atividade foi realizada com base no material didático da Editora Edebê que integra todas as disciplinas. “No estudo de Ciências Humanas/Geografia, trabalhei com os alunos como ocorre o desenvolvimento e a organização dos bairros e das cidades. E nas aulas de Língua Portuguesa, estudamos o gênero textual poema.  A proposta do livro de incentivar cada aluno a produzir um poema sobre o seu bairro, enriqueceu ainda mais o processo de aprendizagem”, disse.

            O objetivo foi despertar nos alunos o prazer pela leitura, favorecendo o potencial criativo e cognitivo, além de desenvolver o vocabulário e estimular o processo de leitura e de escrita.

            “Para minha surpresa o aluno Luke Oliveira, além de escrever, recitou o poema”, revelou a professora, completando que após esta atividade os alunos ainda foram estimulados a realizar uma nova atividade, desta vez de “Relato Pessoal”, com foco no treinamento da leitura.

            “Aproveitando a importância dos valores, fizemos uma outra atividade de Língua Portuguesa e Interpretação de Texto na modalidade de Relato Pessoal. Utilizamos um texto bastante rico, ressaltando valores como empatia, respeito à vida humana e à família, tive a ideia de pedir que as crianças treinassem esse texto para fazerem uma leitura compartilhada. A ideia foi criar uma forma prazerosa de treinar a leitura e  avaliar os alunos nesse novo momento de ensino remoto e, ainda, ressaltar tais valores. Mais uma vez, o aluno Luke Oliveira me enviou um áudio treinando a leitura. Fiquei emocionada”, finaliza a professora.

Texto: Moira Paula

Fotografia: Divulgação

Assessoria de Comunicação Salesiana

2020-05-27T11:48:16-03:00 27 maio, 2020|Colégio|