Famílias experimentam novo material didático do Fundamental I

Home/Colégio/Famílias experimentam novo material didático do Fundamental I

Famílias experimentam novo material didático do Fundamental I

            Durante a primeira semana de novembro as famílias dos alunos do Ensino Fundamental I do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo – participaram de encontros para conhecerem a Coleção Nautas da Editora Edebê Brasil.

            O novo material didático será implantado já em 2020 e visa trazer conteúdos especialmente desenvolvidos para o ensino integral dos estudantes do 1º ao 5º ano a partir de três pilares: a “Base Nacional Comum Curricular” (BNCC), a “Sustentabilidade” ambiental, social e econômica e a “Abordagem maker e STEAM” (multidisciplinar e combinada com o “colocar a mão na massa”).

            “É muito gratificante ver vocês pais, dispostos a participarem do processo educacional dos seus filhos integralmente, percorrendo juntos o caminho do saber e do conhecimento”, disse a diretora geral, Ir. Carmelita Agrizzi ao dar as boas-vindas às famílias.

            Segundo as coordenadoras pedagógicas da Educação Infantil, Sionéia Cancela, e do Ensino Fundamental II, Patrícia Certório e Aparecida Mussi “a Coleção propõe que os professores tornem o ambiente educacional ainda mais alegre, lúdico e acolhedor, seguindo a prática preventiva de Dom Bosco e Madre Mazzarello, formando assim, cidadãos capazes de desenvolver habilidades e competências socioemocionais, preparando-os para os desafios do Século XXI”.

            “O mundo chama a educação para essa mudança na forma de apresentar os conteúdos pedagógicos, dando mais protagonismo ao estudante, possibilitando um universo de descobertas e fomentando a pesquisa, a investigação e a análise, por meio da experimentação e do uso de tecnologia”, explica a gestora pedagógica, Cíntia de Castro Manhães.

            A coordenadora editorial da Edebê, Maria Fernanda, salientou, por meio de vídeo conferência, que “a ideia foi trazer para o processo de aprendizado das crianças, um material mais atualizado e alinhado com o tempo. Iniciamos no ano passado com a introdução do material Girolhar para Educação Infantil cuja proposta é trazer muito menos conteúdo a decorar e muito mais desafios didáticos que desenvolvam habilidades e competências que sejam as respostas para as necessidades que nossas crianças terão no futuro mercado de trabalho. E agora estamos lançando a Coleção Nautas, que significa explorar, desbravar, conhecer. A ideia é apresentar para estas crianças um projeto de educação completo, de acordo com a BNCC. Não se trata de uma introdução nova de conteúdos, mas sim de uma nova abordagem”.

Texto: Moira Paula

Fotografia: Paolla Itagiba

Assessoria de Comunicação Salesiana

2019-11-13T08:56:20-03:00 12 novembro, 2019|Colégio|