Feira de Matemática revela a impossibilidade de dissociação com o cotidiano

Home/Colégio/Feira de Matemática revela a impossibilidade de dissociação com o cotidiano

Feira de Matemática revela a impossibilidade de dissociação com o cotidiano

            Sala de aula e dia a dia caminham juntos quando o assunto é a Matemática. Essa reflexão foi evidenciada no segundo e último dia da Feira de Matemática do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, no último dia 21 de outubro.

            Desta vez foram os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II ao 3º ano Ensino Médio que apresentarem a matemática aplicada na rotina das pessoas. Com muita criatividade, os estudantes expuseram trabalhos interdisciplinares onde a matemática se apresenta na música, no sangue, na fotografia, no esporte, na violência urbana, na medicina, nos jogos, nos problemas auditivos, etc.

            O objetivo da Feira, foi justamente que os alunos encontrassem as associações da teoria à prática.  “Certamente existe uma intercessão entre o dia a dia e a matemática. Por exemplo, um grupo de alunos do 1º ano tratou da relação entre o uso da gasolina e do etanol. Passando pelo valor, pelo rendimento, diferença de valor que compensaria optar por um ou outro combustível. Esse grupo estudou o uso de funções durante boa parte do ano e a opção pela compra de combustível é feita, exatamente, por um cálculo de função. Esse é só um exemplo dentre os vários. Acredito que a Feira foi extremamente positiva pelo envolvimento e dedicação dos alunos e professores”, avaliou o coordenador pedagógico de Matemática do INSG/Castelo, Bruno França.

Texto: Moira Paula

Fotografia: Paolla Itagiba e Clarissa Bigasz

Assessoria de Comunicação Salesiana

2019-11-07T11:20:11-03:00 31 outubro, 2019|Colégio|