Formandos do 1º ano dão um show em alfabetização

Home/Colégio, Educação Infantil, Fundamental I/Formandos do 1º ano dão um show em alfabetização

Formandos do 1º ano dão um show em alfabetização

            A alfabetização é a base para o domínio da leitura e da escrita, tornando o indivíduo capaz de compreender melhor o mundo e construtor consciente da sua própria história. Quando o aprendizado é realizado de forma lúdica e eficaz, colocando o aluno como protagonista, ao final o que se vê é um verdadeiro espetáculo de alfabetização. E assim foram as cerimônias de Formatura do 1º ano do Ensino Fundamental I do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, nos dias 27 e 28 de novembro na Quadra Miguel Magone.

            Antes de receberem os certificados, os estudantes apresentaram um musical, onde além de cantar, puderam mostrar o que aprenderam ao realizar as leituras de textos de agradecimento e o juramento em Português e em Inglês.

            “Obrigada pela presença feliz de cada um de vocês nesta noite que nos traz muitas alegrias. Sei que os senhores e as senhoras estão em estado de contemplação diante dos filhos, que nos são tão queridos. Cada criança tem uma história linda para contar. Pais, mães, amigos e professores, devem levar sempre à frente a missão de educar. Nós temos uma linda missão. Mas também as crianças têm muito a ensinar: a simplicidade, a beleza, a ternura, a vida e a graça”, disse a diretora geral, Ir. Carmelita Agrizzi, durante a abertura da cerimônia.

            Sioneia Cancela, coordenadora pedagógica da Educação Infantil, ressaltou que mesmo com o passar dos anos, cada turma é diferente e a emoção transborda de maneira diferente. “Hoje é o dia da gratidão e que noite linda. Ao olhar para essas crianças, percebo a importância de se trabalhar sempre com o mesmo amor e o mesmo carinho. Estamos colocando na sociedade de Macaé hoje, mais de cem crianças lendo e escrevendo, leitores e escritores, mas também seres humanos dotados de conteúdos atitudinais como o amor, a solidariedade, o respeito para com o próximo”.

            Por sua vez, as famílias em suas homenagens às professoras falaram sobre a gratidão. Parafraseando Paulo Freire quando disse que “a alfabetização é muito mais do que ler e escrever, é a habilidade de ler o mundo”. “Se fizéssemos uma retrospectiva desde quando nossos filhos iniciaram o ano, não teríamos palavras para agradecer cada passo dado e cada descoberta. Hoje eles estão aptos a voar bem mais alto do que imaginávamos”, disseram as mães.

Texto: Moira Paula
Fotografia: Moira Paula e Paolla Itagiba

Assessoria de Comunicação Salesiana

2019-12-11T16:10:13-03:00 11 dezembro, 2019|Colégio, Educação Infantil, Fundamental I|