Formatura da Educação Infantil emociona pais e professores            

Home/Colégio, Fundamental I/Formatura da Educação Infantil emociona pais e professores            

Formatura da Educação Infantil emociona pais e professores            

Os sentimentos de gratidão e superação uniram as famílias e os docentes presentes nas cerimônias de Formatura do 1º ano da Educação Infantil do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, ocorridas nos dias 27, 28 e 29 de novembro.

Na ocasião, participaram das formaturas as turmas das professoras Edilaila Silva dos Santos (1º A), Érica Flores Cruz (1º B), Ingrid dos Reis da silva (1º C), Gabriela Henrique Mattos (1º D), Patrícia Monteiro (1º E) e Hilma Martins (1º F).

“Que conquista, que aprendizagem, que autonomia, que competências já adquiridas na leitura e na escrita por estas crianças. Mais lindo ainda é a capacidade de se comover, de se sensibilizar que possuem. Pais, avós e amigos que estão aqui, nós cremos no futuro porque acreditamos na ternura, na pureza e na grandeza destas crianças. Vale a pena investir na vida, consumir uma vida, para que essas crianças cresçam em sabedoria e graça. Digo isto, porque este é o sentimento desta casa, das nossas queridas professoras e de toda equipe que doa a vida para que estas crianças cresçam”, disse a diretora geral do INSG/Castelo, Ir. Carmelita Agrizzi, ao dar as boas-vindas a todos.

Por sua vez, a coordenadora pedagógica da Educação Infantil, Sionéia Cancela, ressaltou a emoção de cada formatura de alfabetização. “Hoje é um dia de festa. Após 27 anos trabalhando com alfabetização nesta escola, a cada ano quando a gente senta aqui a gente se emociona, porque cada turma é única, cada criança é única. Muitas entraram aqui lendo algumas palavras, outras escrevendo silabicamente e outras nem conhecendo todas as letras do alfabeto. Quanta heterogeneidade e diferença e, todos hoje são leitores e escritores. Eles estão na sociedade de Macaé e já se governam”, pontuou Sionéia.

Após a abertura, os pequenos formando leram orações, mensagens de agradecimento e o juramento de formatura e realizaram um espetáculo musical cheio de ternura e entusiasmo.

Já ao final de cada noite, os pais realizaram homenagens as professoras alfabetizadoras. Elizandra Moura Cardoso, mãe do aluno Eike Moreira Cardoso Vieira Zenobe emocionou a todos com seu discurso. “A formatura é um dia muito especial para nós pais e é difícil resumir nossos sentimentos. Escolhemos três palavras para isso. A primeira é “escolha” pela escola certa para nossos filhos, onde a confiança se fez desde a primeira visita. A segunda palavra é “equilíbrio” pela forma como o Castelo conduz os desafios dos seus alunos e a nossa adaptação como pais em diversas fases e etapas. E a terceira palavra que é a principal condição do trabalho criterioso e responsável feito com nossas crianças: “pessoas”. As pessoas certas estiveram com nossos filhos na fase certa. Nossa gratidão vai não só para as professoras e monitoras de sala, mas todos os funcionários, desde a portaria, limpeza e pessoal de apoio, que tornam o Castelo a realidade que é. Nossos filhos tem o privilégio de participar dessa Família Salesiana onde os valores são levados para toda vida”.

 

Texto: Moira Paula
Foto: Paolla Itagiba

Assessoria de Comunicação Salesiana

2018-12-03T17:29:10+00:00 3 dezembro, 2018|Colégio, Fundamental I|