banner-ed-inf

Educação Infantil

Educação Infantil 2019-03-20T19:33:20+00:00

APRESENTAÇÃO

A  Educação Infantil recebe alunos a partir de 1 ano e 7 meses, este segmento é composto pelo Maternal I , II e III. Infantil I,  II e 1º anos (alfabetização). A criança, logo que chega à escola, encontra acolhimento individualizado e amoroso, desde a portaria. O ambiente transmite aos pais e crianças segurança e inúmeras possibilidades de espaços onde podem desenvolver todos os seus direitos garantidos por lei. São eles: Conviver, explorar, participar, expressar, brincar. Sempre acompanhados por educadores sensíveis e de formação adequada, que orientam, incentivam e acompanham de pertinho o seu desenvolvimento pleno.

Um espaço ideal para os alunos exercitarem sua inteligência, explorando o mundo através dos sentidos, do movimento e do brincar – característica dessa faixa etária – além de aprenderem a dividir e a conviver. Acreditamos, que a relação saudável com o ambiente escolar é uma das condições para a boa relação com a aprendizagem. Os espaços são por vezes mutáveis, flexíveis e adaptados para cada tipo de interação que se deseja promover, considerando cada proposta de trabalho e a faixa etária da etapa escolar.

A nossa proposta organiza-se criando condições para que as crianças se socializem, cooperem,   adquiram autonomia e aprendam valores fundamentais na construção do ser pessoa. Esses valores perpassam por todas as nossas ações educacionais e pedagógicas. Assumimos um compromisso ético – pedagógico com a cidadania infantil, respeitando sua dignidade, possibilitando-lhe o acesso aos bens socioculturais disponíveis, o direito ao brincar, à experiência prazerosa, à participação  e ainda atendendo aos cuidados essenciais que ela demanda.

O currículo se organiza como em uma espiral, em que os conceitos aparecem, muitas vezes, ao longo dos anos, com grau crescente de complexidade. Privilegia-se a compreensão e o aprofundamento.  Sabe-se que as principais aprendizagens e conquistas das crianças, nesta faixa etária, estão nos campos da linguagem, da socialização, da percepção espacial, temporal e sensorial. Esses campos constituem a base do trabalho da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental I.

Nosso material didático em consonância com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular)  dão  visibilidade ao trabalho educativo com as crianças e suporte ao educador na  organização, implementação e criação  de  sua prática pedagógica num movimento de ação/ reflexão/ ação.

É uma coleção inovadora que traz mudanças, para além do livro didático. A criança é respeitada e sua infância preservada, a começar pelo cuidado com o  currículo, não fazendo antecipações de conteúdos desnecessárias . Uma proposta bem a “cara” da salesianidade:  PREOCUPAÇÃO CONSTANTE EM AJUDAR A CRIANÇA A CRESCER COM VALORES ÉTICOS E COM AMOREVOLEZZA.

A coleção se preocupa também com os educadores, oferecendo Kits de orientações e teorias, que dão suporte às suas práticas. Envolve também as famílias, que recebem “sacolinhas”, via seus(as) filhos(as), colocando-os como participantes ativos no processo. As crianças, que são as protagonistas, recebem vários compostos inovadores que as encantam: a sacolinha giro vai giro vem, para incentivar a postura leitora e do deleite desde a infância. Um kit de espiar, que é composto por ferramentas que vão girar e ampliar o olhar da criança. Algo que extrapola o livro.   Outros compostos como, óculos, encorpados, adesivos que se transformam em jogos, e várias outras modalidades que  se transformam em inúmeras possibilidades.

possibilidades.

A coleção encanta A  PARTIR DO NOME.

GIROLHAR – Uma brincadeira semântica com o giro e com o olhar, que traduz a concepção da coleção, segundo a autora Aline Pinto.

GIRO – que nos remete a movimento, brincadeiras que lembram as cirandas, bambolês, cataventos, amarelinha… corpo, gesto, traços, sons, cores, formas, escuta, fala, pensamento, imaginação, espaços, tempos, quantidades, transformações…

OLHAR –  Olhar  individual para cada criança, sua história, modos de ser e conviver,  olhar para o entorno, para as miudezas, para a beleza da natureza, dos mares, lagoas, rios, florestas, animais, canto dos pássaros, alimentação, tecnologias… Olhar sistêmico para a natureza, cultura

Além da COLEÇÃO GIROLHAR, a Educação Infantil,  desenvolve trabalhos alternativos através da Pedagogia de Projetos.

Estes reúnem os alunos num propósito comum de agir, pensar, argumentar, pesquisar. Trata da contextualização de conhecimentos, que torna a aprendizagem significativa. As situações de aprendizagens são sempre instigantes. O desafio de produzir algo a ser utilizado em situações reais, faz com que os alunos se sintam desafiados a se apropriar do conhecimento e motivados a investigar, arriscar e revisar suas produções.

Os temas nascem a partir de observações dos professores, tendo em vista a necessidade, interesse do grupo ou um apelo social emergente.  Essa pedagogia propõe uma ação transdisciplinar, contextualizada e significativa.  A problematização – é ponto de partida para pesquisas, resoluções de problemas, levantamento de hipóteses, além de aprenderem a perguntar, a cooperar, a respeitar, a ouvir os outros… E nesse aspecto, a reunião de todos os materiais didáticos têm sido um grande sucesso.

Os jogos de base alfabética e o letramento dão o tom da nossa proposta. Através deles, a criança se familiariza com as letras e seus sons, a função social da leitura e da escrita, que emerge de maneira natural e contextualizada e segue a mesma metodologia e organização das coleções da Rede Salesiana de Escolas.

Contudo, acentua-se o trabalho com atividades de base alfabética incluindo jogos, dominó, caça-palavras, bingo, alfabeto móvel, quebra-cabeça e diversos portadores de textos, (poesias, parlendas, textos informativos, narrativos, literários, instrucionais, adivinhas, cruzadinha, etc). As crianças participam de brincadeiras individuais e coletivas, jogo simbólico, dramatizações, assim como, desenvolvem também o grafismo.

Essas opções curriculares e metodológicas caracterizam o projeto pedagógico da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental como uma proposta exigente aos tempos modernos. Em todos os trabalhos desenvolvidos, o aluno tem a oportunidade de produzir e aplicar seu conhecimento a inúmeras situações-problema, em um movimento de constante atividade de “aprender a aprender”.

Nas três possibilidades de estudo, a criança é incentivada a pesquisar, participar, descobrir e atuar com autonomia. Valoriza-se o gosto pelo saber, o respeito e a formação integral da criança. Além disso, a confiança, a livre expressão e a criatividade são sempre estimuladas, considerando a individualidade de cada uma.

Entre outros recursos, as sequências didáticas são atividades organizadas segundo as possibilidades de compreensão dos alunos, o que garante que estabeleçam o máximo de relações possíveis entre os conteúdos, resultando em conhecimento real.

Em todas as propostas de trabalho, o aluno também têm a possibilidade de aprender a aprender, aprender a perguntar, a cooperar, a respeitar, a ouvir os outros, e a não serem os “donos” da verdade. E nesse aspecto, a reunião de todos os materiais didáticos têm sido um grande sucesso.

Nossas crianças pertencem ao mundo das tecnologias digitais, mesmo antes de entrarem na escola, considerando a interação que apresentam com celulares, computadores, smartphones, ipods, vídeo-games e outros dispositivos. Portanto, é importante que a escola reconheça que as tecnologias devem fazer parte de seu cotidiano como mais um instrumento de criação, de aquisição de conhecimento e de desenvolvimento do pensamento.

“Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem os livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever – inclusive a sua própria história.” Bill Gates

Cubetto, o robô de madeira que ensina programação para crianças

Diferente de tudo o que existe hoje, nas questões de tecnologias para crianças.

A Língua Inglesa entra no currículo da Educação Infantil a partir do Maternal II.  Os alunos têm 40min, de aula todos os dias.  A metodologia usada é a mesma que se usa na aquisição da Língua Materna, utilizando atividades que envolvem o movimento corporal, cortar, colorir, contar histórias, teatro, aula de culinárias, jogos, brincadeiras etc., sempre baseadas em situações concretas, para que a captação do conhecimento seja significativa e prazerosa.

Nossas crianças participam de situações como leitoras e escribas muito antes da alfabetização convencional, entrando em contato desde cedo com os diversos gêneros literários e códigos de linguagem, necessários ao seu desenvolvimento harmonioso. Cada turma elabora seu projeto de leitura que denominamos GIROVAI GIROVEM e todos os professores têm consciência de que as crianças devem encontrar desde cedo, momentos de significativas aprendizagens, ter contato com bons livros, não só com belas ilustrações, mas também com narrativas de qualidade, nos diversos portadores de textos, que ficam imersas no cotidiano escolar, tendo também a orientação que tais atitudes devem também acontecer em casa, junto  com a família. Por isso a família tem, nesse programa, participação ativa.

O Instituto Nossa Senhora da Glória oferece horário integral para as crianças nos dois turnos. Com entrada às 7h30min e saída às 17h30min. O Integral conta com Inglês, três vezes por semana, e oficinas de capoeira, robótica, ballet, futsal  …

O espaço físico do INSG, é amplo, arejado e com múltiplas áreas onde a criança pode explorar, brincar, correr, subir escadas, trabalhar em grupo, interagir com a natureza, com um minizoológico, horta, quadras, sala de música, espelho, auditório, parquinhos…

Os pátios são organizados com diferentes conceitos e objetivos, tais como: superar obstáculos, coordenar movimentos variados, respeitar regras; trabalhar em conjunto, fazer construções tridimensionais; exercitar a imaginação e a simbolização; ampliar o contato com elementos da natureza e experimentar desafios motores variados, como: subir e descer rampas, atravessar túneis, subir escadas, descer e escorregar.

ACESSO RÁPIDO

REFERENCIAL PEDAGÓGICO

Referencial Pedagógico - Educação Infantil - 1º ano Ensino Fundamental

Lemos,

gostamos e

compartilhamos!

Deixe claras as regras e os limites

"Filho meu, guarda as minhas palavras e conserva dentro de ti os meus mandamentos. Guarda os meus mandamentos e vive; e a minha lei, como a [...]

“A ARTE DE NÃO ADOECER”

Dr. Drauzio Varella Se não quiser adoecer – "TOME DECISÃO" A pessoa indecisa permanece na dúvida, na ansiedade, na angústia. A indecisão acumula problemas, preocupações, agressões. [...]

PARA QUE A PRESSA?

Isabel Cristina Hierro Parolin Estou muito preocupada com o que tenho ouvido de pais de crianças de cinco, seis anos, que estão adiantadas em sua escolaridade, [...]

REDE SALESIANA DE ESCOLAS

“Basta que sejais jovens para que eu vos ame profundamente.”

São João Bosco

“Uma educação eficaz apóia-se inteiramente na razão, na religião e na bondade”

São João Bosco

“Essa querida juventude foi sempre eterno objeto de minhas ocupações, dos meus estudos, do meu ministério sacerdotal e da nossa congregação”.

São João Bosco

#NossasFotos