INSG/Castelo celebra formatura do Ensino Médio              

Home/Colégio, Ensino Médio/INSG/Castelo celebra formatura do Ensino Médio              

INSG/Castelo celebra formatura do Ensino Médio              

Aproximadamente sessenta jovens formandos do Ensino Médio do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo participaram da colação de grau em uma noite repleta do carisma e da alegria, característica das Casas Salesianas.

A cerimônia iniciou com uma breve celebração em ação de graças seguida dos discursos e entrega de certificados para os alunos do 3º ano pela equipe pedagógica (coordenadores, orientadores e gestão), pelos professores (especialmente os paraninfos Sandra Matsumura e Bruno França) e pela diretora administrativa, Ir. Aurélia Zandonadi.

A diretora geral do INSG/Castelo, Ir. Carmelita Agrizzi, abriu a solenidade de formatura refletindo sobre os novos desafios que os estudantes terão na nova etapa de formação. “Queridos alunos do 3º ano do Ensino Médio, Clarice Lispector nos provoca ao declarar que “a vida é para quem sabe viver…para quem é corajoso o suficiente para se arriscar e humilde o bastante para aprender” e sabemos todos que temos uma estrada longa a nossa frente. Se há um tempo em que não nos falta coragem, esse tempo é a juventude. Este ano Mario Sérgio Cortella lançou o livro ‘A sorte segue a coragem’, desde que a coragem seja competente. E não se trata de impulsividade, mas da própria força e audácia. Isto é o que desejo a vocês: coragem e audácia como nossos fundadores Dom Bosco e Madre Mazzarello”, disse.

“Desejo que somem a todo conhecimento recebido ao longo de suas trajetórias acadêmicas uma generosa e importante parcela de amor, seja no amor ao próximo e na profissão que abraçarem. Esperamos do mundo dias melhores e o mundo também espera de nós mais do que profissionais tecnicamente qualificados. Vocês hoje recebem o nosso carinho e a certeza de que serão profissionais que levarão para sempre um pouco do que somos como educadores. Parabéns para todos vocês e para as famílias aqui presentes”, ressaltou a gestora pedagógica, Cintia Manhães.

Por sua vez, o coordenador pedagógico do Ensino Médio, Júlio Boldrini, proferiu um discurso sobre a importância da caminhada de construção do saber. “Parafraseando Rubens Alves: ‘eu não quero a faca e o queijo, eu quero fome!’ Porque se eu não tiver a faca e o queijo, eu dou meu jeito, mas se eu não tiver fome? É muito importante ter fome, pois a fome de saber e de crescer é a fome de melhorar, de tornar o mundo melhor. Vocês são jovens e como nós estão a caminhar. E talvez a caminhada seja mais importante do que onde vamos chegar”.

Os oradores do 3º ano A Laura Certório e João Alfradique lembraram de momentos e características carinhosas dos colegas, professores, irmãs salesianas e funcionários. “Obrigada a todos que ajudaram na nossa formação e como toda casa tem sua família, nesta nossa terceira casa (que é o Castelo), a nossa turma sempre foi diferenciada. Quando pensamos que não estaremos mais neste Colégio já sentimos vontade de chorar. Todos os que passam por nossa jornada deixam um pouco de si e levam o pouco de nós, assim independente do que encontrarmos no nosso caminho daqui para frente, cada um será essencial na nossa formação”, disseram os alunos, seguidos da oradora do 3º ano B, Maria Fernanda de Almeida. “Enfim nós conseguimos. Nesse momento marcamos o fim de um extenso capítulo de nossas vidas e o novo capítulo que está por vir, nos trará novos desafios e novas vivencias. Vamos amadurecer e a base para isso recebemos aqui nesta escola. Obrigada por me tornarem melhor. Vocês são a melhor turma que poderia ter!”, finalizou.

 

Texto: Moira Paula
Foto: Paolla Itagiba

Assessoria de Comunicação Salesiana

2018-12-21T12:36:48+00:00 21 dezembro, 2018|Colégio, Ensino Médio|