Múltiplos Olhares foi tema da FLIC 2017

Home/Colégio, Ensino Médio/Múltiplos Olhares foi tema da FLIC 2017

Múltiplos Olhares foi tema da FLIC 2017

Macaé sob diferente olhares, formas e tempos, marcaram a edição da Feira Literária do Castelo 2017 (FLIC) nesta terça-feira, dia 10 de outubro, das 8h às 13h. Além dos alunos do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo – visitaram a Feira, os estudantes do Colégio Estadual 1º de Maio.

Inspirados na Campanha da Fraternidade 2017 cujo tema é “Biomas brasileiros e defesa da vida” com o olhar voltado para a cidade de Macaé, a Feira contou com exposição de trabalhos (sobre direitos humanos, lendas, biomas, diversidade cultural, etc.), sebo literário, desafio cultural, painel reflexivo, caixa solidária (doação de presentes para crianças carentes do Projeto Social Oratório Dom Bosco) e apresentações teatrais denominadas “Elis Regina” e “A Cartomante”.

Além disso, na Sala Madre Colombo, aconteceu um bate-papo com o “Dia do Autor” com os escritores Marcos Simas, Tina Correia e Flávia Vasconcelos. “Escrever é um universo de muitas possibilidades, mas é preciso muito esforço, criar uma rotina de estudo e de produção, aprendendo a brincar com as palavras e possibilitando construir novos sentidos as mesmas”, disse a escritora Flávia Vasconcelos, durante a conversa com os jovens estudantes.

Segundo a professora de Língua Portuguesa e Literatura, Maria Aparecida Alves de Araujo, a FLIC apresentou trabalhos e conteúdos desenvolvidos durante todo o ano letivo.

“É um orgulho ver nossos alunos protagonistas desta Feira, produzindo trabalhos reflexivos e de qualidade, juntamente com os professores e coordenadores pedagógicos. Bem como, de receber alunos de escolas do município neste evento voltado para a literatura”, pontuou a diretora geral do INSG/Castelo, ir. Carmelita Agrizzi.

Esta edição da FLIC teve como objetivo despertar nos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e dos 1º e 2º anos do Ensino Médio o sentimento de identidade com o ambiente e a cultura do local em que vivem para então valorizá-los e preservá-los. A Feira Literária é um projeto interdisciplinar que envolve Língua Portuguesa, Literatura, Filosofia, Sociologia e Biologia.

 

Texto: Moira Paula
Foto: Paolla Itagiba
Assessoria de Comunicação

2017-10-11T12:17:03+00:00 11 outubro, 2017|Colégio, Ensino Médio|