Obras de Machado de Assis inspiram peça de teatro

Home/Colégio, Ensino Médio, Uncategorized/Obras de Machado de Assis inspiram peça de teatro

Obras de Machado de Assis inspiram peça de teatro

 

Mais uma vez, as obras do jornalista, contista, cronista, romancista, poeta e teatrólogo, Machado de Assis, inspiraram estudantes do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo. Na manhã desta quinta-feira, 06 de setembro, os alunos do 3º ano B do Ensino Médio encenaram os contos “A Cartomante” e “A Carolina”, no Auditório Ir. Maria Léa Ramos, conquistando muitos aplausos e emocionando a plateia.

A peça de teatro roteirizada e produzida pelos estudantes iniciou com a adaptação de “A Cartomante”, que consiste em um conto publicado originalmente na Gazeta de Notícias do Rio de Janeiro, em 1884, que conta a história do triângulo amoroso composto por Vilela, Rita e Camilo. E fechando a peça, a turma do 3º ano encenou o soneto “A Carolina”,  considerada a melhor peça da obra poética de Machado de Assis, em homenagem póstuma para sua esposa Carolina Augusta Xavier de Novais.

“Costumamos dizer que este auditório é um “auditório doce lar”. O que queríamos passar para os demais alunos é que façam tudo com carinho. Não é porque estamos no 3º ano que temos que deixar de fazer coisas que gostamos”, disse a aluna Mariana Tomazi, seguida pelo estudante João Victor Valentino. “Queremos agradecer aos nossos colegas de classe que atuaram na produção, na maquiagem, na iluminação, na cortina, no som, enfim, todo mundo”.

O professor Klaucio Arruda ressaltou que os alunos são verdadeiros artistas, pois apresentaram qualidade e produção cênica em nível profissional. “Eu os considero profissionais pela qualidade e dedicação. Por um lado, ficamos com pena porque esta turma vai se formar, mas por outro lado, ficamos muito felizes e gratos por termos passado pela vida de cada um”.

“Estou emocionada até agora. Gostaria que cada aluno guardasse bem esse momento na memória, para que possa entender o quanto pode fazer e conquistar as coisas que deseja. Deixem florescer a vida que tem dentro de vocês e sejam felizes fazendo aquilo que gostam, porque capacidade e competência todos têm de sobra”, pontuou, emocionada, a professora Sandra Matsumura.

 

Quem foi Machado de Assis?

O grande poeta Machado de Assis era filho de operário, criado no Morro do Livramento, natural do Rio de Janeiro. Sem meios para cursos regulares, estudou como pôde e, em 1854, publicou o primeiro trabalho literário, o soneto “À Ilma. Sra. D.P.J.A.”, no Periódico dos Pobres. É o fundador da Cadeira nº. 23 da Academia Brasileira de Letras, ocupando por mais de uma década a presidência da mesma, que passou a ser chamada também de Casa de Machado de Assis.

 

 

Texto: Moira Paula

Foto: Paolla Itagiba

Assessoria de Comunicação Salesiana

 

 

2018-09-09T11:38:48+00:00 9 setembro, 2018|Colégio, Ensino Médio, Uncategorized|