Palestras com cientistas marcam a Semana da Ciência e Tecnologia

Home/Colégio, Ensino Médio, Fundamental II/Palestras com cientistas marcam a Semana da Ciência e Tecnologia

Palestras com cientistas marcam a Semana da Ciência e Tecnologia

            Os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II e da 1ª série do Ensino Médio do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo participaram do “Encontro com Cientistas”, pela Plataforma Microsoft Teams, em comemoração à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

            Segundo a professora de Biologia, Sara Nállia Costa, durante as palestras os alunos puderam discutir conceitos construídos durante as aulas.

            “No Encontro com a Cientista Luiza Abdo, a turma ouviu explicações sobre mecanismo de recepção nas membranas celulares, anticorpos, estrutura do DNA e cromossômica, alterações genéticas, entre outros assuntos. Conversamos a respeito de testes em animais e, assim, tivemos um debate enriquecedor sobre a importância no avanço da ciência, principalmente na área da Saúde. A Luiza ainda revelou para os estudantes do 9º ano que se “descobriu” cientista ainda criança, assistindo ao filme do Jurassic Park. Foi bem divertido!”, disse, seguida dos estudantes Yasmim Vilela Fraga Vieira (9º ano A), Júlia Coelho Sena (9º ano B), Marcos Abner Baptista Souza (9º ano B), Clara Miki do Nascimento Yamaki (9º ano B) e Pedro Henrique Godinho Pires (9º ano C), que ressaltaram ter sido uma palestra muito interessante, especialmente no que tange ao avanço da ciência no tratamento de doenças.

            Para os alunos, o encontro virtual proporcionou a consciência da “importância de novas pesquisas com foco em novos tratamentos para doenças como o câncer” e a compreensão sobre “como a Ciência está evoluindo a cada dia, agregando informações úteis que poderão ajudá-los em assuntos futuros na área científica”.

            Na palestra para a 1ª série do Ensino Médio, a cientista Luísa Viegas, por sua vez, revelou que “foi um prazer enorme participar do encontro. “Espero que tenha conseguido acender um pouco a chama da curiosidade e da vontade de mudar o mundo nos alunos. Esta geração tem o poder da mudança e a ciência é a ferramenta para alcançar esse objetivo!”.

            “Vivemos um novo tempo, onde é preciso formar jovens sensíveis ao meio e que se enxerguem como parte integrante do Meio Ambiente. No futuro, serão esses, nossos administradores, engenheiros, advogados, gerentes de empresas, professores, dentre outras profissões tão importantes na liderança de atividades na sociedade”, pontuou a professora Sara Nállia.

            Os alunos do 1º ano A, Davi Ulpiano Gonçalves Tavares Moreira Rangel Itagiba, Dafne Bigasz de Araújo, Isabella Bonfim Ramos Affonso e Murilo de Alvarenga Tavares Faturine frisaram que “o encontro foi de várias formas esclarecedor e cheio de descobertas”, bem como foi possível “perceber o quão rico é o Meio Ambiente e como é importantíssimo preservá-lo, antes que a devastação causada pelos seres humanos alcance um ponto inflexível”, e sobre o quanto “a Ciência é fundamental para encontrar respostas para situações que jamais seriam desvendadas sem a mesma”.

            “Foram, sem dúvida, momentos enriquecedores para todos, pois os debates abordaram diversas vertentes. As reflexões ressaltaram que o cientista é um profissional que, por vezes, passa por momentos de frustração durante sua jornada, mas que é importante seguir com resiliência e otimismo na busca por resultados positivos a serem aplicados para o bem-estar comum”, concluiu a professora Sara, ao reafirmar que “a construção do indivíduo acontece pela troca e os encontros foram uma importante oportunidade na construção desses pequenos cientistas”.

Texto: Moira Paula

Fotografia: Divulgação

Assessoria de Comunicação Salesiana

2020-10-27T17:23:37-03:00 27 outubro, 2020|Colégio, Ensino Médio, Fundamental II|