Professores participam de formação sobre o ENEM  

Home/Colégio, Ensino Médio, Fundamental II/Professores participam de formação sobre o ENEM  

Professores participam de formação sobre o ENEM  

 

O corpo docente do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Macaé –  participaram de duas capacitações promovidas pela Rede Salesiana Brasil-Escolas (RSB-Escolas), dentro do Plano Integrado de Formação, com foco na melhoria continua do processo de preparação dos alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

No dia 24 de fevereiro o tema da formação foi “Revisional ENEM”. Os objetivos desta capacitação permearam por compreender a importância do Projeto ENEM Salesiano; reconhecer a necessidade da interdisciplinaridade para promoção de um trabalho cada vez mais efetivo, conjeturar possibilidades e desafios relacionados ao trabalho com o Material Revisional ENEM, entre outras coisas.

Já no último dia 03 de março, a capacitação da RSB foi sobre “Elaboração de Itens na Perspectiva do ENEM e Uso da Teoria de Resposta ao Item (TRI)”. Os professores foram estimulados a: refletir sobre a importância da avaliação no processo de aprendizagem; pensar na diferença entre avaliação e exame; compreender a estrutura e implicações do ENEM; compreender os critérios utilizados empregados na elaboração de itens de múltipla escolha; reconhecer os princípios básicos da Teoria Clássica de Testes (TCT) e da Teoria de Resposta ao Item (TRI).

O principal objetivo das capacitações é atualizar o corpo docente, dando-os subsídios de modo a promover incessantemente a formação integral dos alunos e a consequente melhoria os resultados obtidos. As formações estão sendo promovidas com a participação de docentes e coordenadores pedagógicos das unidades educacionais de Rio das Ostras, Campos dos Goytacazes, além de Macaé.

 

Texto e Foto: Moira Paula

Assessoria de Comunicação Salesiana

 

2018-03-12T17:47:34+00:00 7 março, 2018|Colégio, Ensino Médio, Fundamental II|