Projeto Ciência em Ação estimula a experiência e a produção textual

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Projeto Ciência em Ação estimula a experiência e a produção textual

            Visando fomentar a construção de textos científicos e métodos para fazer Ciência, os estudantes da 1ª série do Ensino Médio do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo –participaram de uma aula sobre o Projeto Interdisciplinar Online “Ciência em ação – experimentação e produção de texto científico”, que envolve os conceitos de Redação, Biologia e Língua Portuguesa.

            Para o professor de Redação, Rodrigo Alípio, a ideia é fazer com que os alunos entendam a pesquisa como uma tarefa de extrema importância para a construção de um indivíduo criativo. “Dessa forma, ao assumirmos a escola como um espaço de construção de conhecimento, abrimos espaços para trabalhos como esse. Pensar a escrita acadêmica desde a 1ª série do Ensino Médio é uma ação complexa, porém de resultados profícuos. Construir hipóteses, escolher métodos, ampliar leituras teóricas, cercar os fenômenos, entender os resultados e, ainda, produzir textos científicos são as etapas desse trabalho que nós, professores e alunos, estamos vivendo”, explica.

            Já a professora de Biologia Sara Nállia Costa lembra que na escola, alunos e professores têm os laboratórios de Química, Física e Biologia para a realização de experiências, porém neste período de isolamento social, foi preciso que todos se reinventassem para continuar a fazer Ciência. “Ao ganhar confiança e autonomia ao longo do ano letivo, o objetivo é que os nossos alunos possam realizar práticas de experimentação em casa, e assim, produzir textos científicos. O propósito da escola vai além dos livros, está nos questionamentos acerca dos eventos que ocorrem. Jovens que questionam e  que constroem hipóteses também constroem conhecimento. A dúvida pode ser mais fértil do que podemos imaginar!”, pontua Sara.

            “Quem faz pesquisa desenvolve competências e habilidades cruciais para o bom desempenho acadêmico, dentre elas estão a capacidade para solucionar problemas e  fazer análises críticas. Possibilitar esta prática pedagógica desde a 1ª série do Ensino Médio constitui um enorme desafio para os professores e um ganho cognitivo extremamente importante para os alunos, uma vez que ao utilizarem métodos e linhas de pesquisa  estarão vivenciando situações-problema e sendo protagonistas de suas histórias”, conclui a professora de Língua Portuguesa, Maria Aparecida Araujo.

Texto: Moira Paula

Fotografia: Divulgação

Assessoria de Comunicação Salesiana

2020-09-15T16:25:54-03:00 15 setembro, 2020|Colégio, Ensino Médio|