Semana de Meio Ambiente do Castelo promove a reflexão sobre atitudes sustentáveis

Home/Colégio, Ensino Médio, Fundamental II/Semana de Meio Ambiente do Castelo promove a reflexão sobre atitudes sustentáveis

Semana de Meio Ambiente do Castelo promove a reflexão sobre atitudes sustentáveis

            As questões acerca do cuidado com a casa comum (com o meio ambiente) e a nossa responsabilidade com as próximas gerações fizeram parte das discussões da Semana de Meio Ambiente do Ensino Fundamental II e Ensino Médio do Colégio Castelo.

            Entre os dias 1º e 9 de junho, alunos, professores e convidados se encontraram para debates e reflexões pela plataforma Microsoft Teams, pelo Canal do YouTube Salesiana Macaé e pelas redes sociais, a partir do tema “Quanto tempo temos?” Vale ressaltar que o Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 05 de junho e tem como objetivo atrair a atenção das pessoas e dos governos a respeito das preocupações com a preservação ambiental e o uso sustentável dos recursos. Já a Semana Nacional do Meio Ambiente é celebrada na primeira semana de junho, com o intuito de promover a participação da comunidade na preservação do patrimônio natural do país.

            No Instituto Nossa Senhora da Glória, os alunos puderam participar de palestras com especialistas (de 02 a 05 de junho) e da Semana de Oração Pela Casa Comum, promovida pela Pastoral Escolar (de 01 a 05 de junho e nos dias 08 e 09 de junho), com orações e incentivos de atitudes sustentáveis como economia de água e energia, consumo consciente de alimentos e reciclagem, a partir da reflexão do Papa Francisco no livro “Laudato Si’ Louvado Sejas – sob o cuidado da casa comum”.

            A diretora geral do INSG/Castelo, Ir. Carmelita Agrizzi, que participou de todas as palestras, ressaltou a importância de evidenciar discussões sobre preservação ambiental, especialmente quando se entende a ecologia integral, onde nós fazemos parte do meio ambiente e não apenas o habitamos. “É uma alegria muito grande ver esse projeto acontecer. Nós pudemos ouvir ex-alunos do Colégio Castelo, profissionais da Católica Salesiana, profissionais de outras casas salesianas e convidados de outras instituições de ensino falando com tamanha propriedade sobre assuntos tão relevantes. Isso mostra até onde nós podemos chegar. Queremos em uma oportunidade breve, quando for seguro, ter todos esses convidados conosco presencialmente. Parabéns pelo trabalho de todos! Parabéns pela participação consciente de todos os nossos alunos!”, disse.

            A Semana de Meio Ambiente do Castelo ainda terá desdobramentos durante todo o mês de Junho. Pautados pelos debates e reflexões, as turmas do Ensino Fundamental II e Ensino Médio estão desenvolvendo trabalhos diversos que serão apresentados no Blog Semana do Meio Ambiente do Castelo.

Texto: Moira Paula

Fotografia: Divulgação

Assessoria de Comunicação Salesiana

2020-06-16T10:30:28-03:00 16 junho, 2020|Colégio, Ensino Médio, Fundamental II|