TCC “Capacete Comunicador” visa beneficiar motociclistas

Home/Colégio, Educação Técnica/TCC “Capacete Comunicador” visa beneficiar motociclistas

TCC “Capacete Comunicador” visa beneficiar motociclistas

                   O estudante do Curso Técnico de Mecatrônica e do Ensino Médio do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, João Pedro dos Santos Monteiro de Oliveira Pinto, defendeu de forma online e com muita segurança o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado “Capacete Comunicador”.

            O intuito do projeto foi desenvolver um dispositivo eletrônico, móvel, que estabeleça comunicação por meio de frequências de rádio nas funções de receptor e transmissor nos capacetes de motociclistas.

            Na prática, utilizando-se do Capacete Comunicador, o motociclista só precisa pressionar um botão que faz com que o Microfone Max 4466 capte o áudio que será transmitido para outro dispositivo, através do processamento de dados no Arduino (onde se encontram os códigos de programação que usam o módulo NRF24 para envio), desde que estejam na mesma frequência de rádio. O Capacete que recebe a mensagem, também utiliza-se do Arduino para enviar os dados transmitidos para o adaptador Jack Breakout 3.5mm, onde é possível conectar um fone de ouvido comum para escutar o áudio enviado.

            Para João Pedro, a parte mais difícil foi a construção dos componentes em casa. “Acredito que para nós, estudantes de Mecatrônica, a Pandemia trouxe muitos desafios para a realização dos nossos projetos, pois não dispomos dos recursos disponíveis nos laboratórios do Castelo. Porém, quebrar as barreiras da comunicação com nossos professores, utilizando todos os recursos digitais disponíveis foi primordial para que pudéssemos concluir mais essa etapa”, disse.

Texto: Moira Paula

Fotografia: Divulgação

Assessoria de Comunicação Salesiana

2020-09-22T16:15:29-03:00 22 setembro, 2020|Colégio, Educação Técnica|