TCC de Mecatrônica apresenta projeto de monitoramento de portaria por sistema de rádio frequência

Home/Colégio, Educação Técnica/TCC de Mecatrônica apresenta projeto de monitoramento de portaria por sistema de rádio frequência

TCC de Mecatrônica apresenta projeto de monitoramento de portaria por sistema de rádio frequência

            Com o intuito de demonstrar a Tecnologia de Identificação por Rádio Frequência (RFID) com aplicação cotidiana, a estudante do Curso Técnico de Mecatrônica do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, Jullia Medeiros Figueiredo, defendeu seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), intitulado “Controle de Acesso em Condomínios por Leitor RFID”.

            Com uma apresentação realizada de forma muito didática e clara pela Plataforma Microsoft Teams, a estudante conquistou elogios por parte da banca de defesa e para concluir o curso técnico necessitará apenas da conclusão do estágio, que será finalizado em momento oportuno.

            O sistema criado é um controle de acesso em condomínios, no qual “cada morador” (fictício) apresenta um chaveiro com número de identificação. O acesso só é permitido para aqueles que possuem o número de identificação cadastrado no sistema ou que digitem a senha correta. A leitura desse número de identificação ocorre a partir do Leitor RFID, por ondas de Rádio Frequência, havendo ainda uma senha geral.

            De acordo com Jullia, foi preciso montar uma maquete de portaria de condomínio residencial com o objetivo de aplicar de forma didática a tecnologia apresentada.

            “Foi um desafio construir um trabalho com uma estrutura física que envolve tanta prática e tantos componentes, sem acesso ao laboratório como o do Colégio Castelo e com a comunicação com os professores apenas de forma online. Mas o apoio dispensado pelos mesmos e pela coordenadora Fátima Neves foi primordial para que tudo desse certo”, revelou, ressaltando que “finalizar um curso técnico é um privilégio, pois vou sair do Ensino Médio podendo ingressar no Mercado de Trabalho, já com uma experiência técnica, com um currículo e ainda com uma noção de curso superior no qual quero ingressar”, finalizou Jullia, que também é aluna do Ensino Médio do Colégio Castelo.

Texto: Moira Paula

Fotografia: Divulgação

Assessoria de Comunicação Salesiana

2020-09-10T16:48:36-03:00 10 setembro, 2020|Colégio, Educação Técnica|